Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

ENVELHECIMENTO E A SUA PREVENÇÃO

04-08-2016

Envelhecer é algo natural e inevitável, claro. Porém, há muitas formas de se evitar os sinais de envelhecimento precoce.


 

 

Especialistas afirmam que a herança genética é um importante fator para determinar o quão cedo envelhecemos. Além disso, fatores comportamentais são responsáveis pela maior parte do desgaste do corpo. São eles que, na maioria das vezes, levam à degeneração precoce das células e à perda funcional dos órgãos. O consumo do cigarro e álcool, poluição ambiental, sedentarismo, stress exagerado e o sol em excesso são os principais inimigos da juventude.

 

A dieta também é um fator fundamental. O padrão ocidental numa alimentação rica em carbohidratos refinados e alimentos processados. Além disso, há um baixo consumo de frutas, verduras, hortaliças e fibras — alimentos estes vitais para o anti-envelhecimento. A dieta ocidental sobrecarrega demasiado o corpo.

 

 

Tipos de Envelhecimento

 

Biológico - Ele é caracterizado pela flacidez na papada do queixo, maçãs do rosto e região dos olhos. Esses problemas são corrigíveis apenas através de cirurgia.

 

Ambiental - As rugas aparecem na testa e em redor da boca, além dos famosos “pés-de-galinha” á volta dos olhos. Neste caso, podem ser utilizados outros tratamentos que não a cirurgia, mas tudo depende da espécie de sinal na pele. As formas de reparo são: minilifting, toxina botulínica, lifting, peeling e preenchimento cutâneo.

 

 

 

Dicas para evitar o Envelhecimento

 

Para evitar que o envelhecimento chegue antes da hora, é necessário que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a mente. Além disso, é bastante importante ter uma dieta especial, especificamente focada na regeneração dos tecidos.

 

Corpo

 

Para evitar que o envelhecimento chegue antes da hora, é necessário que tenhamos alguns cuidados com o corpo e a mente. Além disso, é bastante importante ter uma dieta especial, especificamente focada na regeneração dos tecidos.

 

Para que a pele do rosto não envelheça precocemente, é importante tomar alguns cuidados com o rosto desde a adolescência, cuidados estes como limpar, tonificar e hidratar a pele. O simples fato de praticar um pouco de exercício físico já ajuda a sentirmo-nos com mais vitalidade, o que nos dá uma aparência muito mais jovem e saudável. Praticar exercícios regularmente traz uma série de benefícios para a saúde, previne a obesidade, melhora a circulação do sangue e aumenta a capacidade respiratória.Ajuda também a manter a pele muito mais saudável, jovem e fresca.

 

Mente

 

Evitar o stress, preocupações, momentos de fúria, angústia, ansiedade e depressão é fundamental para manter a mente e o corpo jovem. Procure ter sempre uma vida equilibrada, pensando sempre no seu bem-estar.

 

Uma boa saúde mental tem um impacto favorável sobre a nossa aparência física. Quando vivemos de mau humor, e sem razões aparentes para estar alegre e sorrir, o rosto fica carrancudo e com uma aparência mais envelhecida. Por outro lado, se a nossa atitude perante a vida é otimista, estamos contentes e sorrimos para os problemas, procurando o lado bom da vida, parecemos mais joviais e assim podemos prevenir o envelhecimento.

 

O stress e a ansiedade estão crescendo a cada dia e é listado como o mal do século XXI, sendo uma das principais causas do envelhecimento nos últimos anos. Os efeitos mais devastadores do stress e da ansiedade são a perda de cabelo, o aparecimento de rugas e outros sinais. Portanto, o melhor a fazer é tentar evitar situações que desencadeiam o stress, deixar de lado todos os fatores que são motivos de preocupação – que na maioria dos casos não têm a gravidade e a importância que damos – e para os quais é possível ter uma solução eficaz e rápida, sem a necessidade de nos afetar tanto.

 

 

Como prevenir o Envelhecimento Precoce?

 

Nutrição

 

Vitamina E, C e o mineral selênio são antioxidantes que protegem as células dos danos que lhes são provocados, prevenindo assim o envelhecimento prematuro. Os antioxidantes devoram os as "bactérias" antes que elas ataquem as células. Eficiente foto-protetor da pele, aumenta a atividade imunológica e previne o cancro do estômago e do pulmão.

 

Betacaroteno

É um antioxidante que o corpo converte em vitamina A. O beta-caroteno é um dos mais poderosos interceptadores que protegem o corpo. Eficiente foto-protetor celular, previne o cancro da mama, próstata, doenças respiratórias e cataratas.

Exemplos de alimentos com betacaroteno: Damasco, cenoura, tomate, mamão.

 

Bioflavonóides

Estes nutrientes, encontrados nas plantas, são considerados poderosos antioxidantes.

 

Isoflavonas

Previnem o cancro da mama, o cancro do útero e previne doenças cardiovasculares.

Exemplos de alimentos com isoflavonas: Soja, uva, alho, berinjela, beterraba.

 

Resveratrol

O Resveratrol pode ajudar a prevenir e retardar o envelhecimento. Esta substância pode ser encontrada no sumo de uva orgânico e no vinho tinto.

 

Repouso

 

Ter períodos de descanso adequados todas as noites é muito importante para que as células se recarreguem com novas energias, e, assim, consigam se manter fortes e saudáveis. Para um descanso restaurador é necessário dormir em média pelo menos sete horas por dia: pouquíssimas pessoas conseguem dormir menos que isso sem danos reais à saúde. Quando não consegue dormir durante as horas necessárias, corre o risco de causar um rápido avanço no processo de envelhecimento.

 

 


fonte: Beleza e Saude

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.